domingo, 5 de junho de 2016
Breve histórico da utilização da energia solar
Breve histórico da utilização da energia solar
Quem primeiro observou o fenômeno de fotoemissão foi Edmond Bequerel em 1839 quando ele percebeu que determinados materiais quando expostos à luz produziam corrente elétrica.
Atualmente a China lidera o ranking dos países com maior potencial instalado no mundo.
Em 1883 Charles Fritts inventa a primeira célula solar. Ele juntou uma placa de selênio (material semicondutor) com uma camada bem fina de ouro e conseguiu criar uma célula com 1% de eficiência.
Estas células foram comuns até a década de 1960 porque eram usadas como sensores de luz para medição de tempos exposição em câmeras fotográficas.
Grande foi o caminho percorrido no desenvolvimento de células solares mais eficientes. Uma das primeiras instituições a fazer uso da energia fotovoltaica foi a NASA quando durante a Guerra Fria lançou o satélite Vanguart 1 ao espaço munido de pequenos painéis solares.
Réplica do satélite Vanguard 1 (ele ainda se encontra orbitando a terra, mas sem enviar sinal).
Mas além do uso espacial - há décadas que são usados satélites movidos a energia solar – a produção de energia solar fotovoltaica pode ser aplicada em outras áreas como as listadas abaixo.
Nos Estados Unidos o mercado de energias renováveis não está trazendo apenas benefícios ao meio ambiente, mas também para os cidadãos, sendo o setor com maior crescimento no país. Uma pesquisa realizada pela Solar Fundation concluiu que no território americano, os empregos gerados pela indústria de energia solar já superam os da mineração e estão próximos de ultrapassar os da extração de petróleo.
Atualmente a China lidera o ranking dos países com maior potencial instalado no mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário